Sábado, 12 de Junho de 2021
 
 
 
    INFORMATIVO
 
 
 
Categorias
  • Curiosidades (6)
  • História (3)
  • Notícias (2)
  •  
    Pesquisar Postagens:
     
     
    História
    A História do Cacau
     

    Não se sabe ao certo quem foram os primeiros povos a cultivar o fruto, mas conta à história que os Astecas, no México, e os Maias, na América Central foram os primeiros povos a cultivar o cacau. Segundo os historiadores, o cacaueiro, também chamado cacahualt, era considerado sagrado pelo povo, tanto para o alimento como para embelezar os jardins da cidade de Talzitapec, no México. E todo o cultivo era acompanhado de solenes cerimônias religiosas.

    Os botânicos acreditam que o cacau é originário das cabeceiras do rio Amazonas, tendo-se expandido em duas direções principais, originando três grupos importantes: Criollo, Forastero e Trinitário. As sementes de cacau eram consideradas tão valiosas, que eram usadas como moeda, Afirma-se que um bom escravo podia ser trocado por 100 sementes na época.

    O cacau foi ganhando importância econômica com a expansão do consumo de chocolate, e com isso várias tentativas foram feitas visando à implementação da lavoura cacaueira em outras regiões com condições de clima e solo semelhantes às de origem. E assim, suas sementes foram se disseminando gradualmente pelo mundo. Em meados do século XVIII, o cacau tinha atingido o sul da Bahia e oficialmente o cultivo do cacau começou no Brasil em 1679.

    O cacau se adaptou ao clima e solo do sul da Bahia, e a região alcançou produção de até 95% do cacau brasileiro, ficando o Espírito Santo com 3,5% e a Amazônia em 1,5%. O Brasil é 5° produtor de cacau do mundo, ao lado da Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões.

     
     
    Publicado em 16/07/2017 12:38:05
    Por: Agrospice Brasil
     
     
     
     
     
    HOME        EMPRESA        PRODUTOS        INFORMATIVO        ORÇAMENTO        LOCALIZAÇÃO        LINKS        ATENDIMENTO
     
     
     
     
      Copyright © 2021 . Todos os Direitos Reservados . AGROSPICE - COMÉRCIO E EXPORTAÇÃO LTDA.
    Proibida cópia total ou parcial deste site sem expressa autorização.