A pimenta-rosa origina se de uma planta chamada aroeira. O fruto é ativador da produção de sangue na medula óssea, prevenindo o raquitismo e os vermes, é anti-inflamatório e atua na depuração e purificação do organismo. Da casca das sementes da pimenta-rosa é extraído um óleo, muito utilizado na medicina popular, eficiente no tratamento de febres, tumores, doenças da córnea e das vias respiratórias e urinárias.
Os óleos essenciais, como são chamados, são também usados como essência para perfumes ou na indústria de flavorização em carnes e linguiças. O Peru é o país que mais produz esse tipo de óleo para a comercialização. Além do uso gastronômico e medicinal, a pimenta Rosa também é usada em bebidas, como caipirinha de laranja, limão e hortelã.
Curiosidades
Devido ao alto teor de tanino, a pimenta-rosa é empregada nos curtumes para curtir peles e couros. No Peru, a Pimenta Rosa é utilizada após fermentação para se fazer vinagre e bebida alcoólica. Seus frutos são utilizados na Flórida para decoração de Natal, o que lhe conferiu a denominação de Christmas-berry, algo, como fruto do natal.