Sábado, 7 de Dezembro de 2019
 
 
 
    NOSSOS PRODUTOS
 
 
Especiarias
Guaraná
 
 

GUARANÁ NO BRASIL
O guaranazeiro, variedade sorbilis (Martius) Ducke (Sapindaceae) cuja denominação científica é a Paullinia Cupana, originária da Amazônia, produz o fruto chamado de guaraná. O seu fruto possui grande quantidade de cafeína (chamada de guaraína quando encontrada no guaraná) e, devido a suas propriedades estimulantes, é usado na fabricação de xaropes, barras, pós, refrigerantes, energéticos e etc.. Tem casca vermelha e, quando maduro, deixa aparecer à polpa branca e suas sementes, assemelhando-se com olhos.

No final da década de 70 a produção de guaraná no Brasil estava concentrada no Município de Maués (estado do Amazonas), conhecida como berço do guaraná, onde eram utilizadas por tribos indígenas. A partir do início dos anos 80 o guaraná fora introduzido em outros Estados, como Mato Grosso e Bahia. O teor da cafeína na semente do guaraná pode variar de 2,0 a 5,0 % (do peso seco). Estes teores são bem maiores que os do café (1 a 2%), mate (1%) e cacau (0,7%). Além da cafeína, foram encontradas na semente do guaraná outros nucleosídeos modificados como a teobromina e a teofilina.

Com o clima favorável e condições propícias para a planta o desenvolvimento da planta e a queda na produção no estado da Amazônia, a Bahia se tornou mundialmente a maior produtora de guaraná, em especial a cidade de Taperoá.



A Bahia, mesmo com diminuição de área em 3,3%, deverá permanecer como líder no ranking da produção brasileira com 2.600 toneladas. O Amazonas se colocará em segundo lugar, alcançando uma produção de 855 toneladas, equivalentes a mais 7,7% que o total colhido na safra passada. O cultivo do guaraná é de extrema importância sócio-economica para região Sul da Bahia, em virtude de ser explorada por pequenas propriedades e ser atividade típica de agricultura familiar.
 
   
 
         
 
OFERTA AGROSPICE
A Agrospice está localizada na cidade de Taperoá, cidade tida como a maior produtora de guaraná do mundo. A localização privilegiada facilita a compra do guaraná juntamente com um padrão elevado de qualidade, onde se relaciona com produtos seletos, que primam pela excelência. O guaraná fornecido pela Agrospice é submetido a tratamento a vapor, de acordo com a preferencia, com um baixo índice de impureza, umidade inferior a 9%, além do nível de cafeína dos mais elevados.

Fornecemos guaraná para o mercado nacional e internacional, atendendo os padrões das maiores empresas multinacionais que processam a semente. Todo processo de secagem é garantido com alto rigor de higiene, afastando toda possibilidade de contaminação, garantido e comprovado com análises microbiológicas. Diante da qualidade do guaraná e os padrões fornecidos, a Agrospice vem com um avanço anual nas vendas, disponibilizando no mercado o guaraná Premium, T1 e T2, de acordo com a necessidade dos clientes.


DO MERCADO MUNDIAL
Da produção nacional, o mercado interno consome 90%. As exportações de guaraná são feitas em sementes, xaropes, pó, refrigerantes, etc. e diversos países são compradores, entre eles: Japão, Itália, Inglaterra, USA e Espanha. Atualmente exporta-se por ano 300 a 500 toneladas de guaraná representando cerca de US$ 15 milhões. Da produção mundial de guaraná, o Brasil produz 95%, ficando o remanescente para a Venezuela, com uma baixa produção.

Com o elevado teor de cafeína e atribuições estimulantes, afrodisíaco, ações tônica cardiovascular, dentre outras ainda terapêuticas, o consumo no mercado internacional vem crescendo ano a ano, em especial por ter substancias energéticas.


A LENDA DO GUARANÁ
Um casal de índios pertencente à tribo Maués vivia junto por muitos anos sem ter filhos, mas desejava muito ser pais. Um dia eles pediram a Tupã para dar a eles uma criança para completar aquela felicidade. Tupã, o rei dos deuses, sabendo que o casal era cheio de bondade, lhes atendeu o desejo trazendo a eles um lindo menino. O tempo passou rapidamente e o menino cresceu bonito, generoso e bom. No entanto, Jurupari, o deus da escuridão, sentia uma extrema inveja do menino e da paz e felicidade que ele transmitia, e decidiu ceifar aquela vida em flor.

Um dia, o menino foi coletar frutos na floresta e Jurupari se aproveitou da ocasião para lançar sua vingança. Ele se transformou em uma serpente venenosa e mordeu o menino, matando-o instantaneamente. A triste notícia se espalhou rapidamente. Neste momento, trovões ecoaram e fortes relâmpagos caíram pela aldeia. A mãe, que chorava em desespero, entendeu que os trovões eram uma mensagem de Tupã, dizendo que ela deveria plantar os olhos da criança e que deles uma nova planta cresceria dando saborosos frutos. Os índios obedeceram aos pedidos da mãe e plantaram os olhos do menino. Neste lugar cresceu o guaraná, cujas sementes são negras, cada uma com um arilo em seu redor, imitando os olhos humanos.


guaraná, guarana, guaraná semente, guarana grãos, guaraná da amazônia, guaraná do amazonas, guaraná brasil, guaraná em pó, Guaraná, guarana, guarana seed, guarana grains, amazon guarana, amazon guarana, guaraná brazil, guaraná powder, guaraná, guaraná, semilla de guaraná, granos de guaraná, guaraná del Amazonas, el guaraná del Amazonas, el guaraná Brasil, guaraná en polvo, guarana, guarana, graines de guarana, grains de guarana, guarana l''''Amazone, guarana Amazon, guarana Brésil, de la poudre de guarana, Guarana, Guarana, Guarana Samen, Guarana Bohnen, Guarana der Amazonas, Guarana Amazon, Guarana Brasilien, Guarana-Pulver, guaranà, guaranà, semi di guaranà, fagioli guaranà, guaranà Amazzonia, guaranà Amazon, guaranà Brasile, guaranà in polvere, ガラナ、ガラナ、ガラナ種子、ガラナ豆、ガラナアマゾン、ガラナアマゾン、ガラナブラジル、ガラナ末、 瓜拉那,瓜拉那,瓜拉那種子,瓜豆,瓜亞馬遜,瓜亞馬遜,瓜巴西,瓜粉末,Guarana, Guarana, Guarana irugbin, Guarana ewa, Guarana awọn Amazon, Guarana Amazon, Guarana Brazil, Guarana lulú, guarana, guarana, guarana zaad, guarana bonen, guarana de Amazone, guarana Amazon, guarana Brazilië, guarana poeder, guarana, guarana, guarana saad, guarana bone, guarana die Amazon, guarana Amazon, guarana Brasilië, guarana poeier, גוארנה, גוארנה, זרעי גוארנה, שעועית גוארנה, גוארנה האמזונס, גוארנה אמזון, גוארנה ברזיל, אבקת גוארנה, غرنا، غرنا، وبذور غرنا، والفاصوليا غرنا، غرنا الأمازون، غرنا الأمازون، غرنا البرازيل، ومسحوق غرنا،

 
 
 
 
 
HOME        EMPRESA        PRODUTOS        INFORMATIVO        ORÇAMENTO        LOCALIZAÇÃO        LINKS        ATENDIMENTO
 
 
 
 
  Copyright © 2019 . Todos os Direitos Reservados . AGROSPICE - COMÉRCIO E EXPORTAÇÃO LTDA.
Proibida cópia total ou parcial deste site sem expressa autorização.